Minha história

Aliel Machado

Aliel em São João do Triunfo durante a campanha a vereador em 2012.

Aliel em visita a um morador de São João do Triunfo durante a campanha a deputado federal em 2014

Aliel Machado nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 26 de fevereiro de 1989. De família humilde, sem ligação com a política, carregou sacolas na feira e foi engraxate ainda na infância. Mas a sensibilidade com as questões sociais e a veia política não demoraram a surgir.

Durante o ensino médio militou na União da Juventude Socialista (UJS) ficando marcado por coordenar manifestações por melhorias no transporte público da cidade, repudiando aumentos abusivos e pedindo mais qualidade para a população.

Se tornou uma liderança importante e foi convidado a assumir um cargo na Paraná Esportes, ligada a secretaria de Esportes do Estado, onde promoveu diversas atividades esportivas. Se lançou candidato a vereador pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB – pela primeira vez em 2008, ficando como suplente. Em 2012 foi eleito vereador com 3.371 votos e, logo após a posse, foi escolhido para a presidência da Câmara, sendo o mais jovem a ocupar o cargo até hoje. Por conta da incompatibilidade nos horários, trancou o curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, iniciado no ano anterior.

Durante a presidência tomou medidas importantes para a transparência no Legislativo, como estabelecer limite nos gastos de celular dos vereadores e a instalação de rastreadores nos carros usados pelos políticos, o que gerou grande economia para os cofres públicos.

A boa gestão no Legislativo o credenciou a buscar uma vaga para o Congresso Nacional como deputado, sendo eleito em 2014 com 82.886 votos. Foi o deputado federal eleito mais jovem do Estado, com apenas 25 anos, além de ter sido mais votado da história da cidade.

Em Brasília Aliel é integrante de várias frentes e comissões no Congresso, entre elas é membro titular da Comissão de Educação e um dos coordenadores da Frente parlamentar Mista em Defesa da Petrobras e da Frente Parlamentar Mista em defesa da Juventude.

 

 

Comentários

  • Cicero M..
    28 de setembro de 2015

    Eu sou amigo do Rafael Velho, que e coordenador, da sustentabilidade de Porto Alegre, e vi que ele postou, falou que o ilustre Deputado e mais nosso da historia, parabéns, pelo seu desempenho e ter uma vida bem humilde e que venha trabalha mais na pra o povo. E como ativista social, e Veriador, e Deputado seja mais concreto no que vai faze, pois como um jovem tem uma boa memoria..

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Rafael
    14 de março de 2016

    Aliel, você é coordenador da frente parlamentar mista em defesa da PETROBRAS e está contra o IMPEACHMENT da presidente Dilma?!?!? Peço que você reveja sua posição a respeito desta questão. Afinal como você quer defender esta que desviou milhões e inclusive a compra da refinaria de PASADENA com dinheiro PETROBRAS, empresa que você defende. REVEJA seu posicionamento ou retire-se da coordenação de defesa da PETROBRAS.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • manuca leal
    18 de março de 2016

    Deputado, não apoie o golpe….se tiver que ser retirado e pelos tribunais.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • MARCOS ALVES
    20 de março de 2016

    O impeachment é a forma mais eficiente mudar a percepção dos políticos e da sociedade sobre as consequências da corrupção. Vote a favor eu te peço.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Wilton Lopes dos Santos
    21 de março de 2016

    Sou morador de Curitiba, portanto do nosso Parana. Sabendo que vc foi indicado pelo lider do seu partido para a Comissão do Impeachement, gostaria de saber qual a sua posição sobre este assunto – A Favor ou Contra. É muito importante para Sociedade Paranaense conhecer a sua posição.

    Aguardo sua resposta

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Carol
    27 de março de 2016

    Eliel, estou conhecendo agora seu perfil, e você como figura pública. Primeiro desculpe minha ignorância em relação a você, somos de estados diferentes, e acho que isso talvez tenha me feito não sabê-lo.
    Escrevo este recado para que reflita em relação a atual situação de extrema delicadeza que vivemos, e o papel fundamental que você terá nesse processo.
    Peço que reflita e apoie a democracia construída de maneira tão sofrida pela população, tendo como vítima a luta cotidiana pelo direito dos mais pobres, os que foram privados por décadas.
    Vendo suas páginas nas redes sociais vejo que sua luta começa cedo.
    Não deixemos que um golpe dos senhores, dos latifundiários de sempre, dos que exploram nossa população desde sempre no envergonhem.
    Não deixemos a nossa constituição de lado num momento crucial da nossa história.
    Não deixe seu nome registrado na história como aquele jovem que apoiou o golpe mais infundado da história do país, mas sim o que de maneira justa, tendo como principio fundamental a democracia e a igualdade de direitos fez parar o esquema mais nefasto pós-ditadura militar.
    Espero profundamente essa reflexão de você.
    Grata!

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Nilton Rafael
    1 de abril de 2016

    Vamos lá deputado, não fique indeciso, seu voto é muito importante para milhões de brasileiros, vamos limpar o executivo, legislativo e judiciário os três poderes tem que trabalhar em prol do povo não de seus membross.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • MARCOS FOLTRAN
    2 de abril de 2016

    Caro Deputado, se o impedimento de Dilma for aprovado, nós, de verde-amarelo, esqueceremos quem votou contra ou a favor; mas se ela vencer nós nunca esqueceremos dos traidores.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • EDSON MULLER
    7 de abril de 2016

    Boa Noite!
    Votei em Você e gostaria de continuar acreditando e votando em Você.
    Entretanto, isso dependerá de sua posição na Comissão do impeachment. Chega de roubarem o povo. Vote SIM. É a única posição aceitável (ética e profissional) de quem defende o povo Paranaense e a nação Brasileira.
    Obrigado pela atenção.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Carlos Eduardo
    9 de abril de 2016

    Deputado,

    Espero que sua indecisã contra o impechement seja pura estrategia de momento, pois se trair o povo que o elegeu,
    farei de tudo para divulgar isso em ponta grossa e região.
    Na proxima eleição para cada placa sua, terei outra para divulgar o seu voto, caso este seja contra o impechement.

    Queremos um pais melhor, com a saida deste grupo de ladroes do poder.

    Fora PT !!!

    O povo esta de olho !!!!!!

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • gelson braz
    9 de abril de 2016

    Meu amigo que deus te elumine na tua caminhada com sertesa você não se lembra quem sou eu traballei na tua campanha em dois mil e quatorze que foi eleito a deputado federal mais jovem no parana . Fui o segundo coordenador da campanha sua aqui em Irati parana. Meu nome e Gelson braz fui candidato a vereador em dois mil e doze pelo partido dos traballadores aqui em Irati parana mais não fui eleito . Najinho taxista . Esperamos que represente nos paranaenses muito bem . Não tenho dúvida disso meu amigo pois você e o cara que sempre vai nos representar muito bem. Venho te convidar para nos visitar pois Ese ano e um ano político sou pré candidato a vereador . Quero ser seu asesor aqui em Irati PR e já comesar a traballar para dois mil e dezoito . Espero uma resposta sua só se já tem alguém te asesoriano você aqui um abraço que deus te abençoe

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Sergio Sekula
    11 de abril de 2016

    Prezado Deputado Aliel Machado

    Como paranaense natural de Ponta Grossa onde fui educado e reside a maior parte de minha família venho pedir ao ilustre Deputado que vote pelo impeachment da Presidente Dilma.

    Há muitas evidências de diversos crime de responsabilidade cometidos por esta senhora mas o desrespeito à lei da responsabilidade fiscal e o desrespeito ao poder legislativo são mais do que suficientes para afasta-la do cargo. A responsabilidade fiscal leva ao desarranjo das contas públicas que leva à inflação que é o pior imposto que existe pois é o que mais prejudica as classes menos favorecidas. Com relação ao desrespeito ao poder legislativo trata-se de uma usurpação de um poder que o povo atribui aos Deputados e Senadores e que deve ser usado para legislar e fiscalizar o poder executivo e não para autoriza-lo no assalto à coisa pública e no desrespeito à lei.

    O voto favorável ao processo de impeachment será compatível com sua história e será lembrado pelo eleitorado pontagrossense e paranaense.

    Agradeço sua atenção.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Sergio Sekula
    11 de abril de 2016

    Prezado Deputado Aliel Machado

    Peço considerar uma retificação no meu comentário anterior. A segunda frase do segundo parágrafo deve iniciar assim: “… A irresponsabilidade fiscal leva ao desarranjo das contas públicas …”

    Agradeço a atenção.

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • Danilo
    12 de abril de 2016

    Muito inteligente e corajosa as suas colocações na comissão do Impeachment deputado. Foi um dos poucos que votaram pensando no melhor para o país e não em benefício próprio. Ganhou minha admiração!

    Seu comentário está aguardando a moderação..

  • FRANCISCO MARQUES DA CRUZ NASCIMENTO
    12 de abril de 2016

    Passando para cumprimentar Vossa Excelência pela carreira que escolheu e pela solidez de caráter pessoal que vi ao vivo pela TV e pelo youtube quando atirou seu voto com potência superior a um canhão nesta data de 11.04.16, contra o impedimento da presidente da República e ficando assim, de pé firme ao lado da nação brasileira e da democracia.

    Parabéns jovem parlamentar, o País precisa de autoridades como Vossa Excelência!

    Que nunca morra dentro de vós o espírito de força, determinação e de varonilidade moral que vimos expressar no seu lúcido voto.

    P A R A B É N S ! ! ! !

    O Grande Deus Altíssimo abençoe a vós, a vossa família e aos que lhe querem o bem, em nome de Jesus!!!

    Seu comentário está aguardando a moderação..

Escreva um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios.