Parlamentar representou o PV em ato que contou com a presença de partidos, artistas e sociedade civil
O deputado federal Aliel Machado (PV) participou na última segunda-feira, 01, do ato realizado no no Rio de Janeiro em defesa da Justiça Eleitoral e pela não violência durante a disputa. O encontro, que reuniu representantes de 13 partidos de todas as vertentes, além de artistas e juristas, foi realizado no Clube de Engenharia do Rio, local histórico de defesa da democracia. O ato foi organizado pelo Movimento Direitos Já!.
Entre os participantes estavam representantes dos partidos PSD, Podemos, PCdoB, PSB, MDB, PSol, PDT, PV, Rede, PT, Novo, PSDB e do Avante, além de representantes da sociedade civil, como União Brasileira de Mulheres, Associação de Juristas, Fórum de Centrais, entre outras. Aliel representou o presidente do partido, José Luiz Penna.
Para o deputado paranaense, que usou a palavra entre os convidados presentes, a união de forças neste momento é fundamental. “Onde não tem democracia, tem autoritarismo, e, portanto, não há direitos. Não é simplesmente a urna eletrônica, a defesa do voto e da democracia significam defender a vida das pessoas”, alertou Aliel.
Durante o evento foi lido o manifesto do Movimento Direitos Já!. De acordo com o documento, é indispensável a necessidade de se defender a Justiça Eleitoral brasileira. “Foi-se o tempo de tão somente observar, os democratas precisam agir”, defendem.
Fernando Guimarães, coordenador do movimento, enfatizou que a discussão “não é sobre as diferenças, porque é próprio da democracia tê-las, e o que nos une é a oportunidade de ter essas diferenças que só o regime democrático nos permite”.
O ato também fez uma homenagem às vítimas da violência por motivação política nos últimos anos, como a vereadora Marielle Franco, Mestre Moa, Bruno Araújo, Dom Phillips e o paranaense Marcelo Arruda.
Lideranças políticas de outros países como Portugal, Espanha e França participaram por vídeo dando depoimentos em defesa da democracia.