Aliel Machado

Associação dos Autistas de PG recebe recursos para equipamentos

Deputado indicou R$ 100 mil para a compra de equipamentos e materiais pedagógicos

23.jul

O deputado Aliel Machado (PSB) se reuniu esta semana com o presidente da Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut), José Adilson Borges. O encontro foi no escritório regional do parlamentar em Ponta Grossa. Borges fez questão de agradecer ao deputado pela conquista de recursos para a compra de equipamentos para a instituição. Aliel indicou uma emenda de R$ 100 mil para a Aproaut no orçamento deste ano.

“Fiz questão de agradecer ao deputado. Esse recurso é muito importante para a associação. Temos recursos de convênios, que servem apenas para pagar salários e encargos sociais, então dependemos muito de apoio parlamentar, da destinação de recursos, e também da sociedade civil”, disse Borges.

O autismo é um termo usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecidos como Transtorno do Espectro Autista (TEC), que são manifestações que afetam a forma de comunicação, o convívio social e geram um padrão de comportamento específico.

A emenda destinada pelo deputado será utilizada para a aquisição de vários equipamentos e materiais pedagógicos. A Aproaut atende crianças a partir dos 3 anos de idade e também adultos , cumprindo um papel de política social, educacional e de saúde. Hoje são atendidas cerca de 160 pessoas na instituição. Os alunos são atendidos em grupos para incentivar a integração.

“Estive na Aproaut em algumas oportunidades e pude acompanhar de perto o trabalho deles. Sabemos das dificuldades que os pais e os próprios autistas enfrentam, pois até que se chegue ao diagnóstico e ao tratamento tem um caminho a ser percorrido. Mas eles são muito especiais e merecem toda nossa atenção e apoio”, ressaltou Aliel.

De acordo com o presidente, o diagnóstico é feito por um especialista, que depois encaminha a pessoa de forma gratuita à instituição, considerando o número de vagas disponíveis.

Programa de Atenção ao Autismo

No ano passado, Aliel participou da criação do Programa de Atenção ao Autismo, promovido pela então governadora do Paraná Cida Borghetti. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde o programa prevê a capacitação internacional dos profissionais da Rede Pública do Paraná, de pais e cuidadores, cadastro da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a realização do censo.