Aliel Machado

Aliel Machado visita hospitais em Rio Azul e Mallet

Deputado visitou as instituições para conhecer de perto a realidade no atendimento à população

29.jan

O deputado federal Aliel Machado (REDE) segue cumprindo agenda nos municípios da região. Na última sexta-feira, 26, Aliel esteve no Hospital Filantrópico São Francisco de Assis, em Rio Azul. A unidade hospitalar recebeu R$ 150 mil para a compra de equipamentos – os recursos foram indicados por Aliel.

O hospital-maternidade realiza mais de cinco mil consultas por mês e cerca de cento e cinquenta internamentos, grande parte pelo SUS. O parlamentar estava companhado pelo enfermeiro Leonardo e pela vereadora Daniele Andrade, de Rebouças. “Fomos recebidos pelo diretor Clínico Dr. José Czak e pela responsável administrativa Rose. Pude conhecer de perto a estrutura e o belo trabalho que eles realizam pela Saúde no município. Os recursos que encaminhamos à instituição serão muito bem utilizados em favor da população”, afirmou Aliel. Serão comprados equipamentos como aparelhos de raio-x, desfribilador, entre outros.

O deputado também esteve em Mallet, onde visitou o Hospital de Caridade São Pedro, que atua também na área de maternidade. Aliel se reuniu com o administrativo e se mostrou preocupado com a possibilidade de fechamento da ala de maternidade, a única do município. “Eles me passaram a informação de que o serviço de maternidade será suspenso por determinação da 4ª Regional de Saúde. A preocupação é grande, já que esta é a única maternidade de Mallet. Se houver o fechamento, as mães terão que ir pra Rio Azul ou Irati, o que aumenta o risco no parto”, lamentou Aliel.

De acordo com a direção do hospital, que atende apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a exigência da contratação de obstetra e pediatra 24 horas por dia é o grande problema para a continuidade do serviço. Porém, está se buscando uma solução junto a secretaria de Saúde do Estado para evitar o fechamento. Aliel se comprometeu a ajudar a maternidade a buscar uma saída.