Aliel Machado

Aliel visita Casa do Estudante e conhece projeto sustentável

Objetivo dos estudantes da CEU em Curitiba é reduzir consumo de energia elétrica

03.set

O deputado federal Aliel Machado (PSB) se reuniu esta semana com um grupo de estudantes que compõe a Comissão de Eficiência Energética da Casa do Estudante Universitário (CEU), em Curitiba. O parlamentar foi convidado para conhecer o projeto que pretende reduzir os custos com energia elétrica para favorecer os estudantes do Brasil todo que utilizam o espaço. Hoje o gasto com energia elétrica corresponde a cerca de 40% dos custos da CEU.

De acordo com o presidente da CEU, Cleverton Quadros, moram hoje na Casa cerca de 240 estudantes, a maioria do Paraná, mas também de outras partes do Brasil, que estudam na capital paranaense. O valor cobrado é para a manutenção do local, por isso a importância de reduzir esses custos.

O projeto foi apresentado pelo presidente da Comissão, Lucas Pereira, e prevê a instalação de placas para a captação de energia solar. Além da economia financeira, o estudante destaca também a importância da ação para a sustentabilidade.

“O nosso contrato com a companhia de energia prevê um limite de gasto. Como sempre ultrapassamos esse limite, que é pequeno, acabamos pagando multas. Se conseguirmos reduzir o consumo, todos os estudantes vão sair beneficiados e a Casa cumprirá ainda mais o seu papel social”, disse Pereira. Durante a apresentação os integrantes da comissão também falaram de outras ações, como a troca constante das lâmpadas fluorescentes pelos modelos de led.

De acordo com Aliel, o projeto está bem elaborado e prevê detalhadamente os investimentos necessários e a economia gerada. “O estudo feito pela comissão é muito bom e mostra a preocupação deles com a situação financeira dos estudantes e também com o meio ambiente. Vamos auxiliar no que for possível, até mesmo buscando formas de intermediar uma melhora no contrato com a companhia da energia elétrica, para evitar o pagamento de multas por ultrapassar o consumo”, afirmou Aliel.

Também participaram da reunião o professor Elton Barz e o presidente da Juventude Socialista (JSB), André Avelino.