Minha história

  1. Início
  2. Minha história

Origem humilde e vocação para a política

 Aliel Machado nasceu na cidade de Ponta Grossa (PR), em 26 de fevereiro de 1989. De família humilde e sem ligação com a política, Aliel carregou sacolas na feira e foi engraxate durante a infância. As dificuldades despertaram a sensibilidade com as questões sociais e a vocação política não demorou a surgir. No ensino médio, coordenou manifestações que pediam melhorias no serviço de transporte coletivo.

Trajetória na Câmara Municipal

Em 2012, foi eleito com 3.731 votos e, logo após a posse, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo o mais jovem a ocupar o cargo. Durante a gestão na Casa de Leis, Aliel tomou medidas contra a corrupção e em prol da transparência no Legislativo. Estabeleceu limite na conta de celular dos vereadores, a instalação de rastreadores em todos os veículos e o desconto no salário dos vereadores faltosos que não justificassem a ausência.

Referência em Brasília

A gestão na presidência da Câmara o credenciou a buscar uma vaga para o no Legislativo Federal, sendo eleito em 2014 com 82.886 votos. Foi o deputado federal mais jovem do Estado, com 25 anos, além de ter sido o mais votado da história em Ponta Grossa. Foi reeleito em 2018 e novamente em 2022, com quase 95 mil votos. Aliel Machado é o único ponta-grossense a presidir três comissões em Brasília, entre elas:

– Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática;
– Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa;
– Comissão de Cultura, cargo que ocupa atualmente;

Em 2023, foi homenageado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com o título de Dr. Honoris Causa por seu trabalho em defesa da ciência. No mesmo ano, liderou uma comitiva de parlamentares no Vaticano, onde se encontrou com o Papa Francisco. Como presidente da Comissão do Idoso, entregou ao Santo Padre o Prêmio Zilda Arns e falou sobre seu trabalho pelos que mais precisam.

No ano de 2024, Aliel foi reconhecido como um dos parlamentares mais influentes do Brasil. O levantamento anual realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) colocou o parlamentar entre os ‘100 Cabeças do Congresso’. A lista inclui os parlamentares que comandam os processos decisórios na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Defesa do meio ambiente

Aliel também é destaque nacional e internacional na defesa do meio ambiente. Como relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro de 2023, o deputado federal se tornou referência na chamada ‘Pauta Verde’. O texto prevê a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa, definindo limites para emissões e um mercado de venda de títulos. O deputado também se tornou presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia e foi vencedor do Prêmio Economia Verde.

Luta por igualdade e transparência

Aliel Machado foi relator do projeto que garantiu a alteração das Medidas Educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no qual desenvolveu um trabalho ouvindo especialistas e a comunidade, promovendo audiências públicas em diversos estados para elaborar o relatório final. Entre os projetos aprovados, está o que prevê a apreensão de armas de agressores de mulheres.

Aliel também apresentou uma emenda, aprovada na Reforma da Previdência, e que manteve o tempo de 15 anos de contribuição para os homens se aposentarem. Em defesa dos trabalhadores, foi agraciado com o primeiro Prêmio Getúlio Vargas. Também foi dele, em 2019, o primeiro projeto que derrotou o Governo Bolsonaro na MP que queria decretar sigilo em documentos públicos.

Como deputado, ainda defendeu o Piso Nacional da Enfermagem, o Piso do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Entre 2021 e 2022, como presidente da CCTCI, se posicionou em prol da vacinação, além de ter lutado para reverter o corte de recursos ao ministério da Ciência e Tecnologia.