Aliel participa com presidente Lula da sanção do programa Mais Médicos

Por intermédio do deputado, Ponta Grossa terá mais 30 novos profissionais. É maior número de vagas de todo o Estado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta sexta-feira (14) em Brasília, a lei do novo Programa Mais Médicos. Representando o Paraná e os Campos Gerais na cerimônia, o deputado federal Aliel Machado (PV) comemorou a sanção. Para ele, esse é um dos programas mais importantes do país na área da Saúde.

“Não são apenas os profissionais que vão chegar até a ponta, lá na comunidade. O programa como um todo faz um planejamento para a gente resolver esse problema de atendimento do nosso país com a criação de novas vagas do curso de Medicina, com mais investimentos nas equipes do Programa da Saúde da Família e também o Mais Médicos”, destacou Aliel.

Somente na primeira etapa, Ponta Grossa passa a contar a partir de agora com mais 30 novas vagas para profissionais contratados pelo Governo Federal. A viabilização dos médicos ocorreu após solicitação do parlamentar ponta-grossense junto ao Ministério da Saúde. Na ocasião, Aliel se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e falou sobre a necessidade do município em receber esses profissionais para atender a atenção básica. Com isso, Ponta Grossa será o município paranaense com mais vagas ofertadas. Ao todo, a região deverá receber 47 novos médicos para atender a população.

“A contratação de médicos, especialmente para as pequenas cidades, sempre foi um problema enfrentado pelos gestores. Seja pela falta de estrutura para trabalhar ou pelo salário ofertado, muitas vezes considerado insuficiente, a população sofre com a falta de atendimento básico nos municípios. Temos acompanhado esta dificuldade nos municípios onde atuamos”, destacou Aliel.

A luta do parlamentar por mais profissionais nessa área não é de agora. No ano passado, por intermédio do deputado, o  Ministério da Saúde já havia encaminhado cinco novos médicos que já estão atuando em Unidades Básicas de Saúde nos bairros de Ponta Grossa.

Gestão Hospitalar

Ainda na área da Saúde, o parlamentar participou ontem, 13, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica queviabilizará o apoio à transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da disseminação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). O evento aconteceu no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Para Aliel, o AGHU terá um efeito positivo nos atendimentos médicos do país. “A implementação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários gerará mais eficiência para o SUS”.  O parlamentar parabenizou também as equipes do MEC e do Ministério da Saúde.

O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um sistema de gestão hospitalar com foco no paciente, adotado como padrão para todos os Hospitais Universitários Federais e desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC. Trata-se de um sistema dividido em módulos como internação, registro do atendimento ambulatorial, estoque com rastreabilidade, exames, cirurgias, prontuário eletrônico e outros. É, hoje, a maior plataforma hospitalar pública do Brasil, com uma base de 25 milhões de cadastros. Um paciente atendido em um hospital que utilize o sistema poderá ter seus dados disponibilizados para qualquer outra unidade do país com o AGHU. O compartilhamento do histórico de saúde pode ser a diferença para salvar vidas.

Fotos: Angelo Miguel

Destaques
Tags: , , , ,

Postagens parecidas