Parlamentar ponta-grossense foi reconhecido como deputado “Amigo da Ciência” pela associação que representa pós-graduandos
O deputado federal Aliel Machado (PV) recebeu uma homenagem da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). A entrega do reconhecimento foi feita pelo presidente da entidade, Vinicius Soares, após debate realizado nesta última sexta-feira, 28, na 75 reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Me sinto muito honrado por receber esse reconhecimento. A defesa da ciência e dos cientistas permeia o nosso trabalho desde o início do primeiro mandato, passando pela presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A gente, junto com a ANPG, tem um papel importante em vários temas do Brasil, como na educação, na ciência e no desenvolvimento do país”, destacou Aliel.
Para o presidente da ANPG, o reconhecimento é fruto do trabalho que o parlamentar vem desempenhando no Congresso Nacional. “É muito importante a gente reivindicar os direitos, mas também reconhecer o trabalho que o deputado faz e que tem sido muito importante, inclusive para que pudéssemos garantir os reajustes das bolsas”, lembrou Soares.
A ANPG tem mais de trinta anos de existência na defesa da ciência e da pós-graduação no Brasil. A associação, no decorrer da sua existência, elaborou campanhas e formalizou reivindicações com o objetivo de auxiliar o pós-graduandos e defender os seus direitos.
Durante a sua fala no debate, Aliel lembrou o trabalho realizado durante o período em que presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. “Tive uma grande honra, mas também um grande desafio, de presidir a comissão. Durante esse período, que foi o mais agudo da pandemia de COVID-19 no país, tomamos várias medidas em defesa da Ciência. Defendemos a vacina, os cientistas, conseguimos reverter cortes orçamentários que estavam sendo feitos para as universidades e a pesquisa, entre outras ações”, relembra Aliel.
O debate realizado na UFPR contou com a presença do reitor da universidade, Ricardo Marcelo. A mesa foi mediada pelo secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br), Fabio Guedes e contou ainda com a participação da ex-vice-presidente da SBPC, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral e da professora Helena Nader, da Academia Brasileira de Ciências.